O que está buscando?

Alunos do Sesi Limeira embarcam para Brasília defender projeto no Torneio FIRST Robotics Competititon (FRC)

Evento aberto ao público ocorre de 15 a 18 de março na Arena BRB Mané Garrincha. Programação gratuita inclui oficinas makers do SESI Lab e seminário internacional de educação

10/03/202313:31- atualizado às 10:04 em 13/03/2023

Maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival SESI de Robótica ocorre, neste ano, na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília, entre os dias 15 e 18 de março. Mais de 2 mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas das 27 unidades da federação estarão reunidos em um evento gratuito e aberto ao público.

Os competidores, com idade entre 9 e 19 anos, desembarcam em Brasília depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações. 

Entenda como funcionam o torneio

A competição de robótica acontece em quatro modalidades, que variam de acordo com o desafio, o porte do robô e a idade dos competidores, são elas FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.

A equipe Stardust do SESI SENAI Limeira  irá competir no Torneio FIRST Robotics Competititon (FRC), nesta atividade estudantes do ensino médio são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial (de até 56 kg e 1,98 metro de altura) para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times.

Todos os competidores do SESI-SP também são alunos do SENAI-SP. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças, que, em sua maioria, são doadas por indústrias de diversos segmentos.

Ao mesmo tempo, os competidores criam uma identidade de equipe, arrecadam fundos, aprimoram as habilidades de trabalho em equipe e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) dentro da comunidade local.

Na FIRST Robotics Competition, cada temporada é temática (como na FLL), e a de 2023 foi batizada de “Charged Up”. Nela, os estudantes são desafiados a usar o poder da engenharia para garantir acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.

Os alunos do ensino médio  Adrielly Oliveira, Beatriz Barbosa, Felipe Yamazaki,  Gabriel Oliveira, Gustavo Fauzzi, Gustavo Carrijo, Gustavo Silva, Heloisa Zanardo, João Pedro Souza,  João Pedro Broeto, João Pedro Garcia, Luis Felipe Campanholli, Mariana Lima, Mateus Santos, Sophia Detz e Thiago Yamazaki  formam a Stardust,  equipe de robótica do Sesi Limeira que participará pela primeira vez da competição FIRST Robotics Competition.

Para o desafio direcionado a comunidade local, a Stardust atuou em parceria com a  ONG  Marmita com Terço, promovendo uma campanha de  arrecadação de alimentos para elaboração de marmitas. Outra ação social realizada pela equipe foi a condução de oficinas de robótica para alunos de duas escolas municipais de Limeira a Maria Paulina Rodrigues Provinciatto e na EMEIEF Profa Raquel Ap G. Franceschi.

De acordo com o aluno Gustavo Fauzzi, a expectativa para estrear na edição 2023 é motivadora, “Vamos  apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe, mostrando o aprendizado que ganhamos na preparação para esse torneio. Esperamos nos destacar, levar adiante o nome Stardust e quem sabe, ganhar o prêmio Rookie ALL STAR, com bom desempenho na arena do robô.”  

Equipe Stardust do Sesi Limeira defende protótipo de robô para a FRC

Thiego Garrito, orientador educacional digital do Sesi Limeira destaca a movimentação dos alunos nesta fase de pré-temporada, “ Foram três  meses de treino intensivo, o torneio em si, é uma novidade para a equipe, esperamos estrear muito bem. Cada integrante da equipe se destacou desempenhando um papel importante e fundamental no trabalho em equipe, agora iremos mostrar todo nosso esforço em Brasília.”, conclui. 

Curiosidades

A partir de 2023, o SESI é o operador oficial da FIRST Robotics Competition (FRC) no Brasil, categoria em que estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de até 56 kg e 1,98 metro de altura.

Leia também