Estudantes do Centro Educacional 408 idealizaram a campanha ‘Abandono Aninal: Conscientização Imprescindível’
Por: Leonardo Moniz/Sesi
01/12/202314:47- atualizado às 14:47 em 01/12/2023
A iniciativa, lançada em setembro, deu vez a uma campanha que atingiu a marca de uma tonelada de ração arrecadada (Foto: Leonardo Moniz/Sesi)
‘Abandono Aninal: Conscientização Imprescindível’. Esse foi o tema do trabalho apresentado por quatro alunas do terceiro ano do ensino médio do Centro Educacional 408 - Sesi Limeira, para conclusão da disciplina Eixo Integrador Interáreas ‘Pesquisa em Foco’, sob orientação da professora Nadir Silveira e apoio do professor de educação física Jorge Garcia. A iniciativa, lançada em setembro, deu vez a uma campanha que atingiu nesta sexta-feira, 01/12, a marca de uma tonelada de ração arrecadada para cães e gatos.
A partir da ideia das alunas Helloisa Zanardo, Isabela Merigue, Lorrane Lima e Maria Vitória Araújo serão beneficiadas diversas instituições de Limeira que atuam com acolhimento e assistência a animais abandonados ou em estado de mau trato, entre elas a Alpa (Associação Limeirense de Proteção aos Animais), GPAC (Grupo de Proteção aos Animais Carentes) e Maias (Movimento de Amor e Incentivo às Ações Sociais).
“Esta ação não apenas fornece alívio imediato para os animais necessitados, mas também destaca a importância da conscientização sobre a responsabilidade com os animais de estimação. A campanha incentivou diálogos sobre adoção responsável, esterilização e a criação de uma comunidade mais atenta às necessidades dos animais”, explicou a professora Nadir.
Serão beneficiadas diversas instituições de Limeira que atuam com acolhimento e assistência a animais abandonados (Foto: Leonardo Moniz/Sesi)
De acordo com as alunas, a proposta surgiu com o objetivo de ‘fugir do lugar comum’. “Foi o nosso trabalho final na disciplina e pensamos em uma ação social falando de animais”, destacou Maria Vitória, de 18 anos, que pretende seguir carreira na literatura. O montante arrecadado, porém, surpreendeu as estudantes. “A gente esperava arrecadar cerca de 200 kg e batemos um recorde! Foi uma surpresa para toda a escola”, contou Isabela, de 17 anos, que está se preparando para estudar medicina.
Perguntadas sobre a motivação para realizar a campanha, as meninas foram unânimes: ajudar os animais e, assim, impactar a comunidade. “Por isso decidimos fazer a doação para as instituições que atuam nesse sentido. Os animais precisam de alimentos, carinho e bons tratos. Além da pesquisa, nossa ideia foi provocar a conscientização”, finalizou Helloisa, que pretende cursar odontologia.