Equipe Laranja Mecânica é campeã regional; time Stardust garante terceira posição
Por: Leonardo Moniz/Sesi
28/06/202314:45- atualizado às 14:45 em 28/06/2023
Manuela, Kaiany, Attilio, Gabriel e Davi, com o robô Ékips: Laranja Mecânica brilha na OBR (Foto: Leonardo Moniz/Sesi)
Desafio. Dedicação. Emoção. Surpresa. Superação. Foi com essas palavras que um grupo de quatro alunos do oitavo ano do Centro Educacional Sesi 408, em Limeira, resumiu a conquista histórica do último sábado, 24/06. Liderados pelo professor e técnico Attilio Netto, a capitã Kaiany Carvalho, o co-capitão Gabriel Nogueira, o programador Davi Ribeiro e a responsável pela montagem Manuela Faber levaram a equipe Laranja Mecânica e o robô Ékips ao título regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - modalidade prática, nível 1.
A competição foi realizada em São Carlos, no campus local da USP (Universidade de São Paulo). O resultado garantiu aos limeirenses a classificação para a fase estadual da OBR, que está agendada para o dia 19 de agosto, em São Bernardo do Campo. A Laranja Mecânica também disputou o torneio no nível 2 com o robô O’Conner, que finalizou a participação em 18º lugar na categoria.
“Foi a nossa primeira participação no evento e a experiência foi incrível, aprendemos muito. No nível 2, infelizmente o robô não funcionou conforme planejamos. Mas, por ser a primeira participação e com um robô feito de Arduino, que é muito mais complexo, envolve eletricidade, eletrônica e programação C++, que também é um pouco mais complicada, podemos afirmar que foi um momento de muito aprendizado. Em 2024, vamos manter a equipe e buscar um resultado ainda melhor”, falou o técnico Attilio.
“O pessoal do nível 1 também treinou bastante. Crescemos juntos e construímos cinco ou seis vezes o robô, fizemos 10 esteiras diferentes até ficar como a gente queria. Na competição, o nosso desempenho no primeiro round foi praticamente perfeito. No segundo, levamos um susto enorme com um problema que tivemos e acabamos zerando. Mas, no terceiro round, arrumamos e fizemos uma pontuação muito alta. Com a regra do descarte do pior round, conquistamos a primeira posição”, disse o professor.
Os alunos do Sesi Limeira voltaram para casa com medalhas e aprendizado na bagagem (Foto: Leonardo Moniz/Sesi)
A capitã Kaiany destacou a conquista coletiva da equipe e a união entre os alunos ao longo do processo. “Chorei de emoção em todos os rounds, foi realmente intenso. Quando descobrimos que ficamos em primeiro, foi uma loucura. Tivemos vários debates durante a montagem do robô (risos). Dividimos bem as tarefas, mas todo mundo aprendeu sobre todas as áreas: estratégias, programação, montagem, liderança... Como capitã, foi um ensinamento para mim", afirmou a aluna, chamada de Nany pelos colegas de time.
BRONZE – Limeira também foi representada na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica pela Stardust, equipe formada por alunos do Centro Educacional Sesi 005. Os limeirenses, sob o comando do técnico Bruno Bueno, fizeram bonito ao garantir a medalha de bronze e a classificação para a etapa estadual no nível 2. Esse foi o melhor resultado do time na história da competição.